Uma viagem ao Portugal mágico e assombrado

No mapa do território nacional são inúmeros os lugares assombrados pelas histórias da sua origem. Pela sua carga simbólica, impuseram-se ao longo dos tempos na nossa paisagem como sítios de excepção. A própria natureza muitas vezes se encarregou de os tornar excepcionais, assinalando-os pela sua imponência, ou pelo seu carácter sublime, um lugar de encontro entre o mundo espiritual e o terreno.

Se estiverem por perto de alguns destes sítios não percam tempo em visitá-los, então hoje, em dia de Halloween, pode ser que se assustem 😉

Menir da Meada

259~meada-2007-jun~16

É o maior menir da Península Ibérica (7 metros de altura!!). Este menir acredita-se ter sido o centro de rituais pré-históricos, uma estátua às divindades e um dos poucos que chegaram até aos nossos dias dos milhares que, se acredita, já desapareceram!

Quinta da Regaleira

quinta da regaleira

É um dos sítios deste Portugal que eu mais adoro! É um lugar mágico, situado na Serra de Sintra, chamam-lhe a “Disneyland do esotérico” e foi encomendada pelo magnata António Augusto Carvalho Monteiro, mais conhecido com Monteiro dos Milhões! É um desvario de imaginação, com uma capela sobrecarregada de alegorias católicas e uma cripta subterrânea com acesso directo pelo palácio através de um túnel. O famoso poço “da iniciação”, ladeado de uma escadaria em espiral conduz-nos a uma aventura de mistério!

São Pedro das Águias

54231173

É uma pequena igreja românica erguida no alto de um monte, em Tabuaço, e virada para uma rocha. Nas proximidades existia uma mesquita habitada apenas por um eremita. Diz a lenda que aqui vivia uma muçulmana que se apaixonou pelo cristão D. Tadeu, converteu-se ao cristianismo e foi mandada decapitar pelo emir, seu pai, e atirada ao rio. Ao saber da sua amada D. Tadeu mandou enterrar o corpo mutilado e aí fez erguer a Ermida de São Pedro das Águias.

Cromeleque dos Almendres

7132_Cromeleque dos Almendres

É o maior recinto megalítico da Península Ibérica e, provavelmente, uma dos mais antigos da Europa. São 95 menires dispostos de forma oval, de onde o olhar abrange Évora, a Serra d’Ossa e até Espanha. Seria aqui mais um sítio de rituais!

Convento da Arrábida

DSC01118

Convento demonstrativo da tradição mística do lugar, onde a comunhão entre o céu e a terra é de tal ordem que se conta que São Pedro da Alcântara, quando ainda era freire, ficava em jejum e tinha êxtases que o faziam voar entre as copas das árvores. Há também registos de grutas pré-históricas.

Cabo Espichel

Cabo-Espichel-3

Em 1410 terá havido aqui um milagre: um velho de Albarraque e uma velha de Caparica terão tido o mesmo sonho – Nossa Senhora iria aparecer naquele lugar – e, sem saberem um do outro ambos se dirigiram para aquele lugar. Chegaram ao mesmo tempo e viram Nossa Senhora subir as escarpas num burrito. O milagre foi sustentado por provas materiais, foram encontradas pegadas nas escarpas. Hoje sabe-se que essas pegadas são de dinossauro.

Convento de Cristo

220820527_e4bb2f6d41

Na Europa, é um dos lugares onde os templários deixaram mais herança. Esta ordem é conhecida pela sua enorme carga de segredos. Este convento, implantado quase no centro geográfico do país, é assombrado pela Ordem de Cristo.

Cabo de Sagres

Sagres-1

Lugar sagrado conhecido pelos inúmeros cultos a Saturno e a Hércules, foi fortemente marcado por ritos de interdição nocturna. A sua carga transporta uma visão de fim do mundo. O declive no oceano, dando lugar ao mundo das trevas.

Anta das Alcobertas

AntaAlcobertas640-007

Aqui esconde-se um “segredo”. Ao lado da igreja matriz das Alcobertas, alberga-se um dólmen pré-histórico de 3 metros de altura, em tempos sepulcro neolítico.

Espero que tenham gostado e tenham um Halloween Assustador….

Fonte: Imagens: Google Texto: http://expresso.sapo.pt/

Anúncios

10 thoughts on “Uma viagem ao Portugal mágico e assombrado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s