Halloween?

Estamos em semana de Halloween, mas o que é isso?

Halloween é geralmente considerado um evento tradicional americano. Mas também se tem tornado popular em muitas outras partes do mundo. Acredita-se que este surgiu por volta de 2500 anos atrás e é uma contracção do termo “All hallow”s eve“.

Desde a sua origem, o Halloween é celebrado a 31 de Outubro, data que marca o Samhain (o Ano Novo Celta). Este dia é também a véspera do Dia de Todos os Santos. Os celtas acreditavam que nesse dia, os espíritos dos mortos se levantavam e saiam em busca dos vivos, de quem tomariam os corpos.

A decoração e as fantasias assustadoras seriam utilizadas como forma de se defenderem, ou seja, usavam máscaras assustadoras para que os espíritos maus os confundissem com outros espíritos para que estes não os incomodassem, para além disso tentavam apaziguar os espíritos maus com doces, daí o tradicional “doce ou travessura”.

As velas eram acesas dentro de nabos esculpidos para afastar os espíritos maus. Algumas pessoas achavam que a vela dentro de um nabo representava uma alma presa no purgatório. Mais tarde, os nabos foram substituídos por abóboras.

A Igreja aos poucos misturou costumes pagãos com as comemorações do Dia de Finados e do Dia de Todos os Santos. Mais tarde, as pessoas passaram a ir de casa em casa fantasiadas de santos, anjos e demónios.

happy-halloween

 

Anúncios

2 thoughts on “Halloween?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s